sexta-feira, 15 de junho de 2012


22ª SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho


Realizamos no dia 09 de maio a SIPAT 2012. Contamos, com a participação dos colaboradores da Santos Andirá, Havana Móveis e Transportadora Santos Andirá. As atividades foram as seguintes:
     - Rosalva Almeida e Cleusa de Fátima Carneiro (Nutricionistas SESI) - Palestra: Alimentação Saudável – A alimentação saudável e adequada é um assunto muito sério e as nutricionistas orientaram nossos funcionários a manterem uma alimentação saudável e equilibrada. Explicaram quais as consequências dos hábitos alimentares inadequados, os tipos de doenças que ela pode causar e também mostraram os 10 passos para uma alimentação saudável. Para finalizar, apresentaram o programa Cozinha Brasil, que brevemente utilizará a instalações da Santos Andirá para realizar o curso.
     - Gustavo Henrique Franklin (Prof. Ed. Física SESI) - Palestra: Atividade Física - Trazendo até nossos funcionários informações sobre a importância da atividade física, Gustavo apresentou as diferenças entre obesidade e sobrepeso, doenças diretamente relacionadas à obesidade, os riscos das gorduras localizadas no abdômen. Demonstrou quais os benefícios da prática de exercícios regulares, a importância do alongamento e ainda explicou como calcular o IMC (Índice de Massa Corporal).
    - Márcia Lomba Calixto (Enfermeira do Trabalho SESI) - Palestra: Saúde Bucal - A Márcia mostrou aos colaboradores as técnicas corretas de escovação, como fazer o uso correto do fio dental, as maneiras de fazer a higienização eficaz das próteses dentárias. Um assunto importante para as mamães foi a higienização bucal dos bebês, orientou sobre o como deve ser feita, o que não pode ser feito para não afetar a dentição. Além disso, alertou sobre as doenças causadas pela má higiene bucal.
     - Alunos Colégio SESI Bandeirantes (Programa Bolsistas) - Peça Teatral: Vamos Celebrar A Vida - Como comportar-se em diversas situações: jovens, bebidas, drogas, relacionamento no trabalho, respeito ao próximo, alimentação saudável e atividade física.
     - Grupo Teatral Fazendo Arte (Colaboradores) - Peça: 7 Pecados Capitais do Acidente do Trabalho - De uma forma engraçada o grupo encenou situações no trabalho em que os interesses pessoais atrapalham os objetivos globais, como indisciplina, relacionamento, bagunça e gambiarra. Gula: Os malefícios de se alimentar no ambiente de trabalho, poeira, resíduos químicos. Avareza: É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, não se preocupando com a saúde e bem estar, próprio e familiar. Luxúria: É o apego aos prazeres, deixando de lado a postura profissional e ética. Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. Realizar atividades de maneira incorreta por não concordar com orientação ou pedido do superior. Inveja: É desejar exageradamente o que outra pessoa conseguiu por próprios méritos. Preguiça: É a aversão ao trabalho, falta de vontade de executar as tarefas diárias, falta de empenho, desleixo, que a leva à inatividade acentuada. Vaidade: É se vangloriar, querer ser tratado de maneira diferente do restante das pessoas e acreditando ser merecedor de uma atenção especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário