terça-feira, 21 de maio de 2013

 23º SIPAT 
(Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

Realizamos entre os dias 06 e 10 de maio a 23ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) em ação conjunta das CIPAs da Santos Andirá, Havana Móveis e Transportadora.

Segunda | Sargento Segantini - Polícia Militar  do Paraná - Tema: “Cuidados no trânsito.”
Participar do trânsito é inevitável, pois desde que nascemos estamos inseridos nesse contexto, considerado uma das maiores interações sociais; por isso é imprescindível que nos comportemos de forma atenta e preventiva, para evitarmos acidentes. Em determinados momentos, assumimos diferentes papéis: pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas em geral. Segantini nos trouxe dados atualizados de acidentes de trânsito e suas consequências.  Para concluir, realizou testes com o bafômetro com três funcionários voluntários, explicando as consequências em cada caso, que vai desde multa pesada, perda da habilitação e até prisão.

Terça | Enfermeira do trabalho Márcia - SESI - Tema: “DST”
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sendo apresentadas as doenças mais comuns transmitidas através do contato sexual, mitos e verdades de cada uma. Através de imagens, Márcia mostrou as consequências que as DST causam e os cuidados de prevenção, exames importantes e gratuitos disponíveis na rede pública de saúde. A mensagem mais importante é que os conhecimentos adquiridos devem ser transmitidos aos nossos familiares, principalmente os adolescentes, pois o diálogo é a forma mais segura conscientizá-los. Foram distribuídos preservativos masculino e feminino aos colaboradores.

Quarta | Prof.º Educação Física Gustavo - SESI - Tema: “Reeducação Postural”
Gustavo nos apresentou vários exemplos práticos, com fotos de funcionários trabalhando, sobre a postura errada e também a correta em diversas situações, como: uso de computador e notebook, posição ao dirigir automóveis, postura e movimentos ao levantarmos peso, pois não devemos forçar a coluna com carga excessiva e movimentos bruscos. Através de pesquisas, alertou que grande parte da população tem ou já teve dores nas costas e um fator que contribui para esse desconforto é a maneira que dormimos. A posição de dormir é de fundamental importância para que tenhamos as energias revigoradas, uma noite mal dormida nos trará um dia de trabalho improdutivo.

Quinta | Dr.º Marcelo - Médico do trabalho e perito judicial - Tema: “Câncer”
O Tema explorado pelo Dr. Marcelo, Médico do Trabalho da Santos Andirá, foi o Câncer, onde apresentou a prevenção, diagnóstico e tratamento para os principais tipos de câncer. O consumo de álcool, o vício de cigarro e vida sedentária aumentam as chances de desenvolver a doença. Pessoas com histórico de ocorrência na família devem ser mais cuidadosas na periodicidade de cada exame preventivo, lembrando que homens e mulheres precisam de cuidados específicos, de acordo com a faixa etária e estilo de vida. Outra dica deixada pelo Dr. Marcelo é o uso regular de filtro solar, que é imprescindível para protegermos a nossa pele, que é o maior órgão humano. Na dúvida, procure orientação médica.

Sexta | Grupo Teatral - Fazendo Arte - Tema: “Falha na comunicação.”
Formado por colaboradores da empresa, nossos "atores" apresentaram de uma forma divertida quais são as consequências de uma comunicação ruim, que podem ser causas desde pequenos conflitos, resultados indesejados de produção e até mesmo acidentes. Na empresa devemos ter um cuidado especial, principalmente quando falamos em produtos e quantidades, a outra pessoa pode entender diferente, por isso devemos repetir para confirmar se entendemos o recado; outra dica é usar e-mails e documentos disponíveis, dessa fica tudo registrado. Em geral as pessoas distorcem o conteúdo, exageram demais, o que conhecemos como rádio-peão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário